segunda-feira, 26 de junho de 2017

INSEGURANÇA E BAIXA AUTOESTIMA

Eu acho muito importante uma família unida se juntar para criar uma autoestima para seus filhos. Isso agrega muito em confiança e ajuda a construir o caráter deles. Infelizmente foi exatamente o que eu não tive na vida, me tornando hoje alguém com a autoestima baixa e muito inseguro.  

Quando tinha meus 7 anos de idade, perguntei a minha mãe o que ela queria que eu fosse quando crescer. A resposta foi rápida:

 – Você vai ser o que você quiser e o que te faça feliz! - Até aí tudo bem. Ela apenas queria que eu seguisse meu sonho independente do que ela quisesse para meu futuro.  Só não imaginei que frases negativas de pessoas próximas iriam me fazer tanto mal futuramente. 

Quando tinha meus 13 anos de idade, lembro de pessoas da minha família me comparando com meus amigos:

 Seus amigos têm a mesma idade que você e já trabalham. Tá na hora de você fazer o mesmo! - Nunca achei uma forma correta usar a vida de outro para fazer comparações. Isso não é incentivo, e sim, maldade e uma grande colaboração para que nos faça sentir sempre inferior aos outros.

Ainda com 13 anos, ouvia me dizer:

 Você vai morar na rua! Não trabalha e tá achando que depois que nossa mãe morrer você vai morar comigo? Ninguém vai te querer, vai se tornar um mendigo na vida! Tudo o que foi dito aconteceu. Como relato em meu livro, morei na rua e virei mendigo. Hoje, por ironia do destino, sustentei por muito tempo esta mesma pessoa que me humilhou lhe dando dinheiro, pagando suas contas e colocando comida em sua mesa.

Abaixo um vídeo muito fofo e importante que me comoveu. Nele, um homem negro coloca sua filha pequena em frente ao espelho e lhe diz frases de motivação para que ela tenha autoestima. Achei muito importante essa atitude, que me deixa emocionado toda vez que assisto. 


                      





4 comentários:

  1. Nossa, eu tenho autoestima baixa também, mas to tentando me aceitar do jeito que eu sou, a gente tem que se aceitar como realmente somos, e não ligar mesmo para o que as pessoas pensam ou acham de nós

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi as mesmas frases. É horrível. Você teve sorte e soube dar a volta por cima. Já eu.... Eu sou feliz porque sou, mas não sou idiota a ponto de negar que minha vida podia ser muito melhor. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua vida poderia ser melhor em que sentido?

      Excluir

Fala que eu te escuto